Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mensagem Pascal do CDA

1. Páscoa é passagem. Passagem dos hebreus da escravidão do Egipto à liberdade da terra prometida. Passagem de Cristo da morte na cruz à luz da ressurreição. Passagem dos cristãos, que acreditam e vivem a ressurreição do Senhor, das trevas à luz, do desânimo à esperança, do individualismo à comunidade. Pela sua entrega na cruz e pela sua ressurreição, Cristo venceu a força da maldade e da mentira, do pecado e da morte e promete aos discípulos a vitória do amor e da alegria. É esta mensagem pascal, que ecoa no mundo desde a Ressurreição de Cristo, que dirijo aos fiéis, amados irmãos na fé, e a todos os que procuram a luz e a esperança. Como estamos necessitados desta Boa Nova, como ansiamos por acreditar e saborear este anúncio jubiloso! As trevas que caíram sobre a terra, na Paixão do Senhor, ainda não se dissiparam. Continuam a escurecer o horizonte de muita gente. A cruz, levantada no Calvário, continua a dominar fortemente a vida da humanidade. Sentimos sobre nós o peso do sofrimento, o escândalo da injustiça, a força da mentira, o medo da crise, a ameaça da violência, a angústia da doença. Quem nos poderá livrar da realidade dolorosa da cruz e do poder da maldade e da morte? A paixão e ressurreição de Cristo são uma promessa de vida, acendem uma luz ao fundo do túnel. A alegria da Páscoa é como a luz do sol nascente que vence as trevas e cria um novo dia, um dia sem ocaso, um "dia que o Senhor fez para nós", para o homem usufruir da liberdade, do encanto de viver, da beleza do mundo, da vitória do amor.

2. O mistério pascal é o coração da fé cristã. A cruz de Cristo ergue-se no mundo como o símbolo principal do cristianismo. Na cruz de Cristo afirmamos a realidade inevitável do sofrimento e, simultaneamente, a esperança da vida para além da cruz e da morte. Na cruz de Cristo encontramos a presença reconfortante do Ressuscitado que carrega as nossas dores e nos consola nas nossas aflições. Deu sentido ao nosso sofrimento e luz à nossa vida. Ainda que tenhamos de passar por provações, o facto de acreditarmos n'Ele é fonte de uma alegria inefável e gloriosa (Cf 1 Pedro 1, 8-9). Se a cruz de Cristo continua na cruz da humanidade, a fé na ressurreição transforma o presente com a esperança e promete a vitória da luz, do amor e da vida.

3. A fé na ressurreição conduz a uma vida nova. Os primeiros que descobrem e acreditam na ressurreição, pecadores, convertem-se à vida fraterna, como se tivessem um só coração e libertam-se do medo e de uma só alma, acolhem o perdão e a paz, tornam-se mensageiros da Boa Nova. "Como Cristo ressuscitou dos mortos, vivamos nós também uma vida nova" recomenda São Paulo. Vivamos de forma nova a nossa relação com Deus orientando-nos pelo Espírito, despojando-nos do egoísmo, purificando-nos da maldade, entregando-nos ao serviço do Senhor. Renovemos a nossa relação com a vida e com os outros cultivando a união fraterna na amizade, na partilha, no serviço e no testemunho do Evangelho. Realizemos no dia-a-dia a dignidade e beleza espiritual do Baptismo que nos faz filhos de Deus e membros do Seu povo santo "para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua luz admirável". Celebremos o dia do Senhor cada Domingo para cultivar a alegria e o amor fraterno.


Com a nossa mensagem pascal relembramos as nossas actividades que temos previsto:
- A participação na Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima no próximo dia 30 de Abril. Para o qual devem inscrever-se até ao próximo dia 18 de Abril.
- O nosso dia diocesano do acólito - 13 e 14 de Maio - que este ano é na Igreja Matriz de Portimão. Para o qual devem inscrever-se até ao dia 25 de Abril.
- A participação activa e consciente na Missa Crismal, dia 21 de Abril,ás 10h na Sé Catedral de Faro.


A todos vós o Centro Diocesano de Acólitos deseja uma Santa e Feliz Páscoa. A Equipa do CDA

1 comentário:

MM disse...

Olá, era só para dizer que este tipo de coisas, não são para tornar publicas, são para organização interna de Acólitos.
Um bem Haja!