Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2009

O Símbolo da Associação



Explicação do Simbolismo

  • Unidade – Como Cristãos, temos a consciência plena de que somos um só Corpo, unidos a Cristo Jesus. Isto representa-se simbolicamente no Terço, conjunto de pequenas contas unidas por um fio, bem como pela sigla da AAPNSRO, sem pontos de abreviatura pelo meio.

  • Caridade – O Mandamento Novo do Amor é aquele que nos guia. Como tal, representa-se a maior Virtude de todas (cf. 1 Cor 13) no próprio terço, porque sabemos que o vínculo de Caridade é o que nos une, como nas contas do Terço.

  • Alegria – A alegria é das maiores virtudes de um Cristão que se sabe salvo pela Ressurreição de Cristo. O lema da AAPNSRO, retirado do Salmo 99, “Servi o Senhor com alegria”, é disso reflexo.

  • Oração – Como Cristãos, amigos de Cristo, sabemos que a relação de amizade é biunívoca, ou seja, “A Deus falamos quando rezamos, a Deus escutamos quando ouvimos a Sua Palavra” (St. Agostinho). O simbolismo do convite a nos transformarmos nós mesmos em Oração vem no Terço interrompido, convite a nos colocarmos todos no lugar das contas que faltam como contas do Terço Vivo da nossa Comunidade.

  • Maria – Como Padroeira da AAPNSRO, está sempre presente: o Terço, oração mariana por excelência, como definia João Paulo II, envolve todo o símbolo.

  • Eucaristia – O Pão e o Vinho, transubstanciados no Altar em Corpo e Sangue de Cristo, são a matéria do Sacramento por excelência que servimos no Altar. O centro do espaço do Terço está totalmente ocupado por este símbolo: o Cálice com vinho, o pão, as uvas e a Cruz vazia, bem erguida, convite a nos colocarmos nela e símbolo da nossa Fé em Cristo Morto e Ressuscitado.

Sem comentários: