Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2009

A História da AAPNSRO

Se quisermos falar da História da nossa Associação, a bem dizer, teríamos de remontar aos inícios do ministério do Acolitado, ou às origens da nossa Paróquia. Mas isso é bem difícil.

O que sabemos é que, desde os inícios da Igreja, existe um ministério que se caracteriza por um seguimento especial de Jesus no Sacramento do Altar. Daí "acólito", do verbo grego "akolytheô", que significa, exactamente, "seguir".

E pensamos também que, com o crescimento da nossa paróquia ao longo dos tempos, como seria habitual nessa altura, existiriam alguns meninos que tivessem ajudado os diversos Párocos de Olhão nas Celebrações Eucarísticas. Para além disso, sobretudo na paroquialidade do Rev. Cón. António Baptista Delgado, Olhão torna-se numa Paróquia de estágio para alguns seminaristas durante os seus tempos de férias, sobretudo na altura das grandes celebrações. Naquele tempo, era raro ir-se a casa nas férias lectivas, à excepção das do Verão.

Enquanto Associação a história é bem mais recente. O Grupo de Acólitos da nossa Paróquia tem um grande desenvolvimento no início dos anos 90, experimentando um grande declínio a partir dos acontecimentos da Páscoa de 1995.

Depois da Tomada de Posse do nosso actual Pároco, Rev. P.e Luís Gonzaga, no início, coadjuvado pelo Rev. P.e Armando Amâncio, tentámos pela primeira vez constituirmo-nos em Associação, o que se revelou muito difícil. A tentativa não resultou.

Mais tempo foi passando, e, entretanto, o Grupo foi estabilizando. Pouco crescemos em número, mas crescemos em dedicação ao Senhor. E, finalmente, a 1 de Dezembro de 2008, constituimo-nos em Associação: a Associação de Acólitos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão.




Os membros fundadores da AAPNSRO (da esquerda para a direita) - Eduardo Viegas; Luís Pereira; Bruno Alexandre; Rev. P.e Luís Gonzaga; Abel Ramos; João Ramos; Jorge Pontes.

Sem comentários: